Se pensarmos um bocadinho rapidamente chegamos à conclusão que a àgua esta presente em inúmeras situações do nosso quotidiano. Agora vamos fazer um pequeno exercício:
Em quantas situações destas podíamos mudar um pequeno gesto que se iria traduzir num menor gasto deste bem essencial?
Então cá vai:
- Enquanto lavamos os dentes ou as mãos
- Enquanto tomamos banho
- Quando lavamos as frutas e vegetais
- Ao puxar o autoclismo
- Ao cozinhar´
- Entre outros exemplos
Mas nós estamos cá para criar soluções e não problemas, então quais são as nossas dicas para poupar água nestas e noutras situações?
- Fecha a torneira quando não estás realmente a precisar de água corrente
- No banho, além de fechares a torneira enquanto te estás a ensaboar, podes também recolher a água para um garrafão enquanto esperas que aqueça. Neste campo podes reutilizar um garrafão que já tenhas ou utilizar um de vidro, daqueles com torneirinha e que está super na moda! (Deixamos uns exemplos mais abaixo)Depois é só colocar na cozinha, podes aromatizar ou não, e tens água disponível sempre que quiseres com a consciência limpa por teres poupado uns litros ao planeta. Também podes usar esta água para encher os bebedouros dos animais, eles agradecem a água fresquinha.
- Lava as frutas e vegetais num alguidar, assim além de usares menos água podes reaproveitar essa mesma água para regar as plantas
- Se tiveres uma varanda também podes aproveitar os dias de chuva para colocar as plantinhas lá fora e assim aproveitas a água da chuva para a rega. Sabes que mais? Elas adoram, vais ver que ficam com mais vida
- Para cozer massas, legumes ou leguminosas, utiliza o mínimo de água possível. Não é preciso uma panela cheia! Dica extra: A água de cozedura das leguminosas como por exemplo o grão dão-nos uma coisa preciosa, a Aquafaba, falaremos nela noutro post!
E tu? Tens mais alguma sugestão?
Ficamos à espera e deixamos aqui as nossas sugestões de garrafões que podes utilizar: