Eco Tips - I


As dicas ecológicas serão algo frequente aqui no nosso espaço, e o objetivo é serem coisas simples e fáceis de fazer e que nos vão ajudar a todos a facilitar o dia a dia e a evitar o desperdício.

A primeira dica vai ser sobre ervas aromáticas.
As ervas aromáticas são fantásticas e têm vários benefícios!
Ricas em micronutrientes, que vão desde as vitaminas aos minerais, as ervas aromáticas têm uma importante função na regulação de vários aspetos do organismo. Muitas ajudam a fortalecer o sistema imunitário e a fazer uma correta digestão dos alimentos.

São ainda muito versáteis e são um excelente substituto do sal.
Hoje, vou falar um bocadinho dos benefícios de cada uma delas e depois passar então a explicar a dica que nos vai fazer evitar o desperdício.


Porque é ou não é verdade que acabam sempre por ser esquecidas no frigorífico e quando nos lembramos delas já estão todas murchas e sem graça?

Pois é! A partir de hoje não vai voltar a acontecer!


Manjericão
De sabor fresco e com excelentes propriedades antioxidantes.
Ajuda a combater insónias, dores menstruais e a regular o sistema digestivo.
O manjericão combina perfeitamente com pratos que levam tomate, azeite, limão, carnes vermelhas, massas e queijos.


Coentros

Os coentros, são uma erva muito utilizada como tempero, bastante famoso na nossa cozinha tradicional, traz benefícios como ajudar a controlar o colesterol, a tensão arterial, prevenir anemia e melhorar a digestão. Além de ser um anti-inflamatório natural.


Alecrim

Tem como principal benefício a riqueza nas vitaminas B1 e B2, assim como em folatos. O consumo desta erva aromática ajuda em dores musculares, problemas ósseos e ainda digestivos. 

Fica óptimo em pães, queijos, sopas, pratos de carne e vegetais assados.


Cebolinho
A sua composição apresenta vitamina A, que é um importante antioxidante, que fortalece o sistema imunitário e melhora a visão; vitamina C, que retarda o envelhecimento das células e ajuda a combater doenças; e vitamina K, muito importante para a coagulação.
Tem um ligeiro sabor picante e deve ser adicionado no fim, quando os pratos já estão confeccionados.


Salsa
É uma planta medicinal muito utilizada no tratamento de doenças renais, como a infecção urinária e pedras nos rins, e no tratamento de problemas como gases intestinais, prisão de ventre e retenção de líquidos.
Salsa combina com alimentos como: feijão, batata e grão. Também é deliciosa com legumes de cor laranja, como: abóbora e cenoura. A salsa complementa o sabor de ingredientes picantes como:  azeitonas, pimento vermelha e aromatiza muito bem queijos.


Tomilho

Dos vários benefícios do tomilho, os altos índices dos chamados compostos fenólicos, principalmente timol, eugenol e carvacrol, são poderosos antioxidantes. Além disso, também é rico em vitamina A, vitamina C, ferro, cálcio, magnésio, potássio e fibras.
O tomilho é ainda anti-alérgico, anti-inflamatório e anti-microbiano. Liga bem com peixe, carne e vegetais no forno.

Hortelã

A hortelã é uma erva aromática que pode ser usada na culinária e para fins medicinais porque possui ação analgésica, antiespasmódica e afrodisíaca, sendo um ótimo chá para tomar a seguir às refeições porque ajuda na digestão. Pode ser utilizada para aromatizar saladas ou sopas, como a canja e para fazer chá.


Agora que já vos falei um pouco sobre algumas das ervas aronmáticas, vamos à dica:

 O que podemos fazer então para não desperdiçar estas ervas tão especiais?

Congelá-las. E congelar assim sem mais nem menos? Claro que não.

Vamos congelar sim, mas em manteiga ou azeite, sendo a opção mais saudável o azeite. 

1º Passo

Lavar bem as ervas escolhidas, secar com um pano de cozinha e cortar aos bocadinhos. Depois é so colocar numa cuvete de gelo.

2º Passo

Escolher um bom azeite, de preferência português! Colocar na cuvete por cima das ervas e levar ao congelador.

Utilização

Quando quisermos utilizar é só retirar o cubo que queremos e adicionar ao cozinhado, como refogados, massas, molhos ou antes de colocar algo na frigideira.

Se estes cubos tiverem sido feitos com manteiga são ótimos para colocar em cima de grelhados!




Esta é uma dica super simples e que vai acabar com as ervas esquecidas no frigorífico.